O câncer de mama é o desenvolvimento de um tumor maligno na região mamária. Ele não tem uma causa única, seu surgimento decorre do resultado da interação de fatores genéticos, estilo de vida, hábitos reprodutivos e meio ambiente. A idade, assim como em vários outros tipos de câncer, é um dos principais fatores que aumentam o risco de se desenvolver câncer de mama. O acúmulo de exposições ao longo da vida e as próprias alterações biológicas com o envelhecimento aumentam o risco. Mulheres mais velhas, sobretudo a partir dos 50 anos, são mais propensas a desenvolver a doença.
É um câncer de evolução lenta: calcula-se que seja necessário um período de seis a oito anos para que um nódulo atinja um centímetro de diâmetro. Por isso, só o autoexame não é capaz de descobrir o câncer de mama em estágio inicial. Logo, todas as mulheres devem realizar a mamografia regularmente dos 50 aos 69 anos. Ela é capaz de detectar lesões muito pequenas, ainda em fase inicial (milímetros), e o diagnóstico nesse estágio permite tratamentos que preservam a mama, retirando-se apenas a lesão.
Trata-se do câncer que mais causa morte de mulheres no Brasil . Mas o que tira o sono de médicos e especialistas é que esse câncer é curável quando descoberto no início. O que nos leva a crer que o causador de tantas mortes é a falta de conscientização sobre a prevenção e os cuidados para o diagnóstico precoce da doença.
Por isso, listamos aqui 10 dicas pra se prevenir do câncer de mama e ajudar a conscientizar parentes e amigos sobre a doença:
Mas lembre-se, nada substitui a consulta médica, em caso de dúvidas, agende uma consulta e vá ao médico.
Fonte: Instituto Mário Penna
Receba antecipadamente oportunidades e lançamentos.