JÁ EStÁ INDO EMBORA?

Não achou o que procurava? Deixe-nos ajudar a encontrar o
imóvel do seu sonho.

A KATZ liga para vocÊ

Nosso consultor entrará em contato

INFORME O SEU WHATSAPP
QUE ENTRAMOS EM CONTATO

Se preferir, entre em contato direto pelo aplicativo clicando no botão abaixo:

Blog

Fique por dentro do
mercado imobiliário

Belmonte, um tesouro no litoral sul da Bahia

Cidade onde desagua o rio Jequitinhonha possui lindas praias, culinária típica, arquitetura histórica e roteiro cultural

Localizada na Costa do Descobrimento, Belmonte é um pequeno paraíso no Sul da Bahia que, curiosamente, foi descoberto pelos turistas apenas nos últimos anos. O município, a apenas 70 km de Porto Seguro e com cerca de 23 mil habitantes, teve seu trajeto asfaltado há apenas 20 anos. Chegar a Belmonte é voltar a um passado glorioso e cheio de histórias. Sua arquitetura vernacular, com características portuguesas, revela a força econômica que a região um dia já possuiu com o Ciclo do Cacau, no final do século XIX e início do século XX. Cercada de belas fazendas, a cidade também é ladeada por um dos grandes rios do país, o Jequitinhonha, que separa os municípios de Belmonte e Canavieiras, antes de desaguar no Atlântico.

O rio, que nasce em Minas Gerais e possui pouco mais de 1000 km de extensão, é um atrativo à parte na cidade. Com água escura, cercado de manguezais e coqueiros, o Jequitinhonha oferece ao visitante uma paisagem exuberante que pode ser conferida com passeios de barco. Graças ao rio, Belmonte também é conhecida como a “Capital do Guaiamum”, por oferecer um terreno propício à abundância desses crustáceos. Uma estátua gigante de um guaiamum, inclusive, recebe o visitante na entrada da praia mais conhecida da cidade.

Turismo e cultura

Se gosta de praias desertas e paradisíacas, Belmonte ou a vila vizinha de Santo André são os destinos certos. Com belas ilhas fluviais, fauna diversa, corais e manguezais preservados, as praias da região são cercadas de mata nativa e coqueiros. Vale conferir em Belmonte a badalada Praia do Mar Moreno, a Praia de Mogiquiçaba, própria para amantes de windsurfe e local de desova de tartarugas marinhas, e as praias da Caieira, do Garazau, da Barra Sul e do Rio Preto.

Em Santo André, o encontro das águas do Rio João de Tiba com o Oceano Atlântico encanta os turistas que visitam o local. No rio, o Pier João de Tiba é o lugar ideal para se sentar com os amigos e contemplar a beleza desse encontro de águas. Erguido pela Katz Construções, o Pier é um espaço contemporâneo, com arquitetura regional, que conta com um lounge moderno e um bar que oferece diversos drinks e um variado menu de comidas típicas baianas.

As praias do vilarejo também são um grande atrativo. Quase desertas e cercadas por coqueiros e mata nativa, areia clara e uma grande orla para caminhada, possui mar calmo e perfeito para se refrescar. Depois do banho de mar, um almoço no tradicional Restaurante da Maria Nilza, que fica na Praia de Guaiú, é o passeio ideal para apreciar a beleza do local e provar os pratos típicos da região. Referência gastronômica da região, o restaurante, que ganhou investimento da Katz Construções, oferece uma experiência única aos seus visitantes, com um cardápio que traz arroz de polvo, lagosta, o famoso Catado de Siri, entre outros petiscos de frutos do mar e tira-gostos.

De volta a Belmonte, outro passeio imperdível é pelo rico centro histórico do município, que ostenta um importante atrativo turístico: um enorme farol de 35 metros e alcance de 18 milhas náuticas. O Farol de Belmonte, encomendado em 1892, foi instalado na costa, mas na década de 1940 houve um grande recuo do mar e uma expansão urbana ocorreu em seu entorno.

O patrimônio arquitetônico de Belmonte é precioso e surpreendente. A cidade conta com diversos casarões coloniais de características portuguesas bem preservados, que contam a história de uma cidade que viveu tempos áureos com o ciclo do cacau.

Museu a céu aberto, Belmonte também tem investido na cultura e um lugar imperdível é o Museu das Cadeiras Brasileiras, o Muca. Idealizado pela Katz Construções e pelo talentoso designer Zanine de Zanini, filho de Zanine Caldas, reconhecido como um dos maiores arquitetos e designers do país, famoso por suas cadeiras e nascido na cidade. O museu apresenta obras icônicas de Zanine Caldas e criações de outros diversos artistas e designers renomados no país.

Situada na Costa do Descobrimento, Belmonte está muito próximo a outras cidades turísticas repletas de beleza e história que vale a pena conferir, como Canavieiras, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

Luxo em Belmonte e região

Além de um local para descansar e passar o período de férias, a Costa do Descobrimento é uma das opções para quem deseja morar à beira da praia em um local paradisíaco, tranquilo e histórico. É nesse cenário, composto por coqueirais, vegetação nativa de Mata Atlântica e recifes, que formam piscinas naturais, onde estão localizados os condomínios de alto padrão feitos pela Katz Construções: o Alameda do Araripe Haras Residence, em Santo André, e o Belmonte Bahia Beach Village, em Belmonte. Os empreendimentos reúnem privacidade, sofisticação e oferecem o conforto que um padrão alto luxo exige.

O Belmonte Bahia Beach Village, localizado a apenas 1,5 km do centro da cidade, possui lotes de frente para o mar, um clube próprio e exclusivo com sauna, spa, portaria 24 horas, ambiente fitness, beach point (ponto de apoio na praia) com espaço gourmet, bicicletário e serviços de limpeza, arrumação e jardinagens próprios. O condomínio fica a apenas duas horas de barco de um dos pesqueiros mais famosos do mundo, o Banco de Royal Charlotte, onde ocorre a pesca esportiva do Marlin Azul, Marlin Branco, Sailfish, entre outras inúmeras espécies do banco de pesca.

Para Daniel Katz, presidente da Katz Construções, além do potencial cultural e das inúmeras possibilidades de lazer que a região oferece, Belmonte tem uma riqueza cultural que oferece ao seu visitante e morador uma volta simbólica ao passado baiano e brasileiro: “Composta por casarões históricos, a cidade é única. Possui uma rica cultura, com fazendas antigas de cacau e museus. É uma mistura de natureza e história”.

assine nossa newsletter

Receba antecipadamente oportunidades e lançamentos.