Sul da Bahia. No vilarejo fica o Campo Bahia, hoje um resort, onde a Seleção da Alemanha campeã mundial de 2014 montou seu centro de treinamento
Muito apreciado pelos mineiros, o Sul da Bahia possui realmente lugares incríveis em Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Mas um vilarejo de pescadores com praias belíssimas e uma natureza de babar está se tornando uma excelente pedida para o turismo: Santo André. O local também possui vocação para quem pretende investir em algo espetacular, como o Alameda do Araripe, empreendimento da Katz Construções, localizado entre a vila de Santo André e a praia de Guaiú (leia mais no caderno Casa & Design da edição desta semana).
A apenas 30 quilômetros ao Norte do aeroporto de Porto Seguro e localizado na união do Rio João de Tiba, Santo André tem apenas 800 habitantes e pertence ao município de Santa Cruz de Cabrália. Ele ficou mais famoso durante a Copa do Mundo de 2014, pois serviu de centro de treinamento principal da Seleção da Alemanha – que acabou levando o título de campeã mundial. Assim que a equipe retornou à Europa, o Campo Bahia se tornou um resort para turistas em geral, com 14 vilas de quatro, cinco e seis suítes.
Para chegar a Santo André, cumpre-se uma travessia de 10 minutos de balsa pelo Rio João de Tiba. Ao chegar, os visitantes terão a oportunidade de usufruir do “turismo de experiência” e vão curtir toda a natureza, as praias, os esportes náuticos (pesca, mergulho, vela), passeios de lancha e, sobretudo, a gastronomia. Há restaurantes superaconchegantes e que oferecem pratos deliciosos, a maioria tendo como base peixes e frutos do mar.
O adeptos da pesca oceânica precisam viajar duas horas em alto mar até a plataforma continental do Royal Charlotte Bank, que atrai cardumes de peixe de grande porte. Em novembro, por exemplo, acontece na região um Campeonato de Pesca de Marlin Azul.
Nos arredores do vilarejo, a natureza continua preservada, com destaque para um aquário natural que se formou no Recife dos Araripes, a 10 minutos de Santo André. E a 14 quilômetros dali fica a Praia do Guaiú, onde está o restaurante Maria Nilza, o mais conhecido da área, especializado em frutos do mar, e cujo prato mais conhecido é o arroz de polvo.
Mais ao norte de Santo André, a cerca de 40 quilômetros, está Belmonte, de onde saem barcos para passeios de quase 1h30 pelo Rio Jequitinhonha até Canavieiras, conhecida como a capital baiana do caranguejo.
Outro atrativo é o Centro Histórico, onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, erguida no século 19. Segundo os historiadores, neste local foi realizada a primeira missa no Brasil quando os portugueses aqui desembarcaram.
O turista também poderá conhecer o Centro Cultural Indígena Txag’rú Mirawê, onde se pode conhecer o idioma, a história, os costumes dos índios, além de adquirir artigos, como gamelas, colares e instrumentos em madeira.
Fotos: Divulgação JC/KATZ
» Jornal da Cidade BH » Turismo »
https://www.jornaldacidadebh.com.br/turismo/santo-andre-e-um-convite-ao-turismo-de-experiencia/
Receba antecipadamente oportunidades e lançamentos.